VILA MARIA

Usuários denunciam falta de pediatra e medicamentos em centro de saúde

Responsável pelo atendimento a mais de 13 mil usuários, o C.S. Vila Maria tem sofrido com o aumento da demanda

terça-feira, 15 Dezembro, 2015 - 00:00
Usuários denunciam falta de pediatra e medicamentos no C.S. Vila Maria. Foto: Barbara Crepaldi/CMBH

Usuários denunciam falta de pediatra e medicamentos no C.S. Vila Maria. Foto: Barbara Crepaldi/CMBH

Sem médico pediatra desde abril deste ano e com inúmeras reclamações pela falta de medicamentos na farmácia e de insumos para atendimento aos usuários, o Centro de Saúde Vila Maria (Bairro Jardim Vitória, regional Nordeste) foi tema de audiência pública da Comissão de Saúde e Saneamento, na tarde desta terça-feira (15/12). Moradores cobraram celeridade na solução dos problemas, reivindicando inclusive a homologação do concurso público para agentes comunitários de saúde (ACS). Os parlamentares anunciaram a realização de uma visita técnica ao local para avaliação das demandas.

“Temos crianças com mais de seis meses de idade, até mesmo um ano completo, que nunca passaram por um pediatra”, denunciou a moradora Márcia Lopes, representante do Conselho Local de Saúde Vila Maria. Os usuários apontaram a necessidade de solucionar o problema, especialmente, em momento de surtos e surgimento de novas doenças virais no país. Entre as deficiências destacadas estão a falta de medicamentos na farmácia da unidade, a demora na marcação de consultas especializadas e a ausência de materiais para realização dos exames de prevenção ao câncer do colo do útero.

Explicações

Sem previsão para solucionar as questões apresentadas, a Prefeitura de Belo Horizonte explicou que a unidade está sem pediatra por falta de oferta no mercado. “A vaga está em aberto. Já chamamos todos os nomes aprovados no último concurso. Se alguém souber de algum médico interessado, pode enviar o currículo”, afirmou a médica Maria Cristina Ramos, gerente do Distrito Sanitário Nordeste, pontuando que o Brasil não estaria formando médicos em número suficiente para a demanda local.

Para minimizar o problema, a gestora explicou que a prefeitura tem buscado disponibilizar aos usuários um médico generalista, entendendo que “não é toda criança que precisa passar por um pediatra. O generalista tem formação e dá conta do recado”, concluiu.

Em relação aos medicamentos, a prefeitura explicou que são adquiridos por meio de processos licitatórios, mas, em razão de atrasos nos prazos ou falta de fornecedores interessados, alguns itens estariam em falta. Para aliviar a sobrecarga atual no CS Vila Maria e nos funcionários da unidade, a prefeitura anunciou a criação de três novos centros de saúde e uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na região para os próximos anos.

“Não estamos aqui para ficar dando explicações, a população precisa de soluções para os problemas”, destacou o vereador Joel Moreira Filho (PTC), autor do requerimento para a audiência. “A prefeitura anunciou a previsão de novos centros de saúde na região, mas, na unidade que já existe, não temos pediatra. Qual vai ser a mágica que vamos fazer?”, questionou o parlamentar.

Encaminhamentos

Como resultado da reunião, foi encaminhada a realização de uma visita técnica da Comissão de Saúde e Saneamento ao local para avaliação dos problemas e elaboração de relatório a ser enviado para a Secretaria Municipal de Saúde. Diante de reclamações sobre a falta de condições adequadas de trabalho, inclusive falta de uniformes para os ACSs, o vereador Joel Moreira Filho garantiu que irá tratar do tema diretamente com o prefeito Márcio Lacerda.

Participaram da reunião os vereadores Joel Moreira Filho (PTC), Márcio Almeida (PSD), Veré da Farmácia (PSDC) e Adriano Ventura (PT).

Assista ao vídeo na íntegra.

Superintendência de Comunicação Institucional